mara

Mara Lúcia

CEO grupo Revenda Contábil, Consultora contábil e tributária especialista no segmento Revenda de Combustíveis.

Melhores práticas de segurança e filtragem de informações no ramo de revenda de combustíveis

Geralmente as pessoas se preocupam muito com as informações que colhem no dia a dia, sem dar tanta importância para as informações que produzem em mesma escala nas atividades de revenda de combustíveis. Se atentar para as informações que estão sendo produzidas, muito das vezes até de forma inconsciente, é um ato de gestão inteligente, e, que pode evitar muitos problemas futuros em um momento em que a tecnologia da informação domina as nossas relações e atividades de forma geral.

Ter consciência, identificar e mapear toda esta rede de informações, principalmente no que se refere a economia e ganhos do negócio, gera um indicador de modificação consciencial e de ajuste à realidade reinante. Exemplificando com um tema de suporte, no caso o contábil, temos que as fragilidades de cunho contábil alimentam uma rede de informações que mostram a realidade de suas atividades para o Fisco e em alguns casos até para a concorrência.

Pois, informações que são produzidas sem uma atenção de checagem dos efeitos que produzem em favor ou desfavor de sua empresa, podem aumentar a fragilidade de sua segurança. Para evitar perdas sutis que se acumulam nos anos de existência da empresa e uma série de intempéries, é preciso filtrar informações produzidas no ramo de revenda de combustíveis, adotando práticas adequadas para proteger dados confidenciais e de segurança do negócio. Garantindo a sobrevivência futura de sua empresa dentro de regras legais que preservam dados de cunho comercial, fiscal, tributário, financeiro, bancário e até mesmo de gestão de pessoas.

E aqui, estão algumas medidas importantes que podem ser úteis no dia a dia de uma revenda de combustíveis no que se refere a rede informações produzidas e que devem ser sempre checadas e avaliadas antes de serem disponibilizadas:


1.Proteja dados sensíveis: tecnologia é e será um divisor de águas em empresas lucrativas, tecnologia é investimento e precisa ser utilizada em sua máxima manifestação. Utilize sistemas de segurança para proteger informações críticas, como dados de clientes, registros financeiros e contratos. Implemente firewalls, criptografia e medidas de controle de acesso para evitar o acesso não autorizado a esses dados.

2. Mantenha-se atualizado sobre regulamentações: você que é proprietário tem a obrigação de ter conhecimentos básicos de gestão. Esteja ciente das leis e regulamentações relevantes no setor de revenda de combustíveis. Isso inclui regras relacionadas à privacidade, armazenamento de dados, segurança de pagamentos, proteção ambiental e dados contábeis. Mantenha-se atualizado com as diretrizes e adapte suas práticas de acordo.

3. Treine sua equipe: Equipes ajustadas garantem fidelidade e trabalham em favor de seus geradores de emprego e salário. Equipe treinada e motivada traz segurança imediata às operações da empresa e treinamento é questão constante dentro de uma boa empresa. Eduque e treine seus funcionários sobre a importância da segurança da informação. Isso inclui instruções sobre como lidar com dados confidenciais, reconhecer tentativas de phishing e proteger dispositivos e senhas. Manter uma cultura de segurança é fundamental para garantir a proteção das informações. Treinamentos mostram a qualidade de funcionários e podem dar à empresa pessoas de confiança e responsabilidade frente a uma série de atividades que não podem ser realizadas de forma coletiva, pois prescindem de uma liderança individual.

4. Avalie fornecedores e parceiros: Seja fiel aos seus negócios, cobre de seus fornecedores informações básicas de segurança de informações e controle de fuga de dados. Ao colaborar com fornecedores e parceiros de negócios, verifique se eles também têm medidas de segurança adequadas em vigor. Isso inclui avaliar suas práticas de gerenciamento de dados, políticas de segurança e conformidade com regulamentações.

5. Monitore atividades suspeitas: Implemente sistemas de monitoramento e detecção de intrusões para identificar atividades incomuns ou suspeitas em sua rede ou sistemas. Isso pode ajudar a identificar tentativas de acesso não autorizado ou violações de segurança.

6. Faça backup regularmente: Realize cópias de segurança dos dados importantes e armazene-os de forma segura em locais separados. Isso garantirá que você possa recuperar informações importantes em caso de falhas de segurança, falhas de hardware ou desastres naturais.

7. Esteja preparado para incidentes de segurança: Desenvolva um plano de resposta a incidentes para lidar com possíveis violações de segurança. Isso envolve identificar os passos a serem seguidos, notificar as partes relevantes, investigar a origem do incidente e tomar medidas corretivas.


Lembre-se de que a segurança da informação é um processo contínuo e que medidas adicionais podem ser necessárias com base na natureza específica do seu negócio. Considere buscar aconselhamento especializado em segurança da informação para ajudar a projetar e implementar um programa abrangente de proteção de dados e serviços. Crie um vínculo maior com seus processos contábeis e explore ferramentas que aumentam a segurança e eficiência na produção de dados e serviços. Alinhe com sua contabilidade medidas atuais de segurança, e, se envolva na nova ferramenta de inteligência artificial, pois o futuro é logo ali!