mara

Mara Lúcia

CEO grupo Revenda Contábil, Consultora contábil e tributária especialista no segmento Revenda de Combustíveis.

Inteligência Artificial (AI) em postos de combustíveis - O futuro é logo ali!

A inteligência artificial (IA) tem o potencial de desempenhar um papel significativo nos postos de combustíveis e deve ser pensada neste momento, uma vez que refletirá em um futuro muito próximo os efeitos de seu entendimento e absorção. A inteligência artificial a nosso ver é um grande arquivo de todas as ciências que se manifesta através da ciência da computação. Grosso modo, o homem perdeu com o tempo a síntese do conhecimento, restando este por fracionado, por isso uma gama de especialidades desconexas e especialistas de várias áreas de conhecimento. A Inteligência artificial a nosso ver vem para reparar esta perda do "homem total", com apoio na síntese de informações que promoverão em curto espaço de tempo a substituição massiva do homem pelo elemento tecnológico.

E você, já está preparado para a inteligência artificial na gestão de seu posto de combustíveis? Se não, veja algumas possibilidades a seguir.

A automação de tarefas ou IA pode ser usada para automatizar várias tarefas em postos de combustíveis, como abastecimento de combustível, limpeza e manutenção, monitoramento de estoque e gerenciamento de inventário. Isso pode aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos.

Com a IA, e possível extinção do dinheiro de papel, os postos de combustíveis podem oferecer sistemas de pagamento automatizados e mais avançados, permitindo que os clientes paguem sem a necessidade de interação humana. Além disso, chatbots (programas que desenvolvem conversas humanas) e assistentes virtuais podem ser usados para fornecer suporte ao cliente, responder a perguntas comuns e oferecer recomendações personalizadas.

A IA pode ser usada para otimizar as rotas de entrega de combustível para postos, levando em consideração fatores como o tráfego em tempo real, a demanda dos postos e as restrições logísticas. Isso pode ajudar a reduzir os custos de transporte e melhorar a eficiência da distribuição.

Com a coleta de dados adequada, a IA pode ser usada para analisar padrões e tendências, bem como prever a demanda futura por combustível em determinadas áreas. Isso pode ajudar os postos de combustíveis a ajustar seus estoques e preços de forma mais precisa, evitando escassez ou excesso de combustível.

Outra questão importante é a diminuição de custos no controle de pessoas, compras, estoque e potencialização da parte contábil aliando dados à legislação atualizada (no Brasil a legislação muda a todo momento) adaptando também melhores técnicas de elisão fiscal com aprimoração de ganho por economia na escolha de melhores hábitos contábeis.

Não obstante, a IA fornecerá melhoria na gestão contábil com acesso facilitado a processos de gestão e consultoria, previsões futuras de impostos, localização de tendências em estoque, qualidade de combustíveis fornecidos, listagem de melhores saídas de produtos em relação ao tipo de cliente e ambiente de instalação dos postos de combustíveis.

Além disso, a IA poderá dar a qualquer revenda de combustíveis previsões seguras de melhores meses, dias, feriados e até mesmo de estações do ano em que as compras de combustíveis para revenda devem ser feitas de acordo com as especificidades de cada posto. Parece incrível, mas a IA veio para ficar e quem não se adaptar de imediato verá a quantidade de perdas sofridas pela implementação dos vários serviços fornecidos pela própria IA em tempos futuros.

De forma bem atual, embora ainda estejam em desenvolvimento, os veículos autônomos podem desempenhar um papel importante nos postos de combustíveis do futuro. A IA pode ser usada para operar e gerenciar esses veículos, permitindo que eles sejam recarregados ou reabastecidos automaticamente nos postos (fontes de energia sempre vão existir). Certo ainda, que o combustível fóssil vai ser utilizado por muito tempo, verdade insofismável, agregar serviços aos postos de revenda de combustíveis já existentes, é um ato que concorre na mesma medida para readaptação futura destas atividades. Estar atento a essas perspectivas é uma atitude de bom gerenciamento dos negócios. Se inteirar sobre o assunto passa a ser uma necessidade, pois a concorrência não perde tempo e quem se antecipar nestas questões, com certeza, vai colher bons frutos no futuro.

É importante ressaltar que essas são apenas algumas possibilidades de como a IA pode ser aplicada nos postos de combustíveis do futuro. O progresso e a implementação efetiva dependerão de vários fatores, incluindo avanços tecnológicos, regulamentações e aceitação geral da IA na indústria. De forma muito pessimista a IA poderá no futuro fazer com que muitas empresas que estão em desarmonia estrutural venham a encerrar suas atividades e negócios, bem como, haverá uma diminuição de mão de obra não especializada para as atividades comerciais futuras. Se a IA pode gerar uma série de confortos, por outro lado vai gerar também uma necessidade de pessoas mais preparadas para sua realidade tecnológica. E você revendedor, já tem que pensar neste assunto com mais seriedade, o tempo está correndo para isso!