errejota

Roberto James

Administrador e Mestre em Psicologia, professor, palestrante, especialista em comportamento do consumidor, especialista em logística, colunista das principais revistas do mercado.

Vivendo o varejo americano

Varejo é diversificação


Um dos temas mais debatidos em 2022 e 2023 nas minhas palestras foi exatamente sobre isso: DIVERSIDADE DO ECOSSISTEMA CHAMADO VAREJO. Os postos de combustíveis entraram no varejo tradicional meio que forçados pelas políticas públicas e agora tem que reger seus negócios nas regras do mercado mais competitivo e desigual do mundo.

Nos EUA não é diferente. Aqui não tem Procon, delegacia de amparo ao consumidor, controle de preços do governo. O consumo vive do consumidor e para ele. Se os preços forem muito altos a roda não gira. Por isso a competitividade é intensa.

Só resta ao varejista entender que a diversificação é a saída. Os PDVs de um produto ou serviço só são quase inexistentes. Há 20 anos atrás o McDonalds tinha apenas 5 lanches, as chamadas 5 McOfertas. Hoje passa dos 30 e ainda com mobilidade total de modificar todos os itens do cardápio.

A pandemia trouxe para o consumidor uma valorização do seu tempo. Os avanços logísticos e a melhora nas entregas têm proporcionado uma mudança de cultura de consumo. O maior charme do varejo tradicional, o físico é o recebimento imediato. Só que a diversificação e o avanço do e-commerce proporcionaram um grande avanço na mudança de comportamento de compra aumentando ainda a pressão sobre o varejo físico.

Eis um dos principais "segredos "do sucesso das Lojas de conveniência nos Estados Unidos. A diversidade de produtos e serviços. As lojas são minimercados dotados de produtos específicos para a região e com serviços que atendem o dia a dia. Maximizando a parada do consumidor que ao abastecer, desce do carro e vai até a loja e compra algo e resolve mais uma tarefa do seu dia a dia.

Se o consumidor é altamente sugestivo, no Brasil se tem os frentistas que podem indicar produtos e serviços e mesmo assim o fluxo das lojas não é grande, onde está o problema? O consumidor brasileiro não consome feijão, arroz, água, biscoitos, limpeza, acessórios, lanches, pizza, doces, bebidas, café, etc.? É só o consumidor norte americano que faz isso?

O primeiro e grande segredo desse sucesso é a diversidade. Diversidade é mais importante que quantidade e até mesmo que marcas. Ter mil e uma possibilidades é muito melhor que ter as duas melhores. Pense e reflita sobre isso e então mãos à obra.

Atentar para o m2 da sua loja e entender que a diversificação precisa de espaço. Tenho observado muito que as lojas de conveniência que estão dentro dos postos, tem centenas de milhares fora dos postos de gasolina, geralmente são do tamanho da coberta, um pouco menor ou são bem maiores, agregando restaurantes, lojas e outros serviços.

Optar por aquela lojinha de 5x8 e depois reclamar que ela dá trabalho e não rende não funciona em lugar nenhum do mundo. Varejo é diversidade e para isso você precisa de espaço, criatividade e estar em contato com as tendências de consumo.

Por isso é importante estar antenado com os grandes eventos do setor como a NACS show, que acontece todo ano nos EUA, é a maior feira do setor de lojas de conveniência do mundo. Também temos a NRF, que é a maior feira de varejo do mundo e acontece todo ano em Nova York, essa feira traz inovações e insights incríveis. Buscar entender as mudanças de comportamento e isso você consegue estando antenado com as pesquisas do setor e também através do conteúdo gerado no canal do Errejota.

Estar atento ao que está acontecendo é mais simples e barato hoje do que a 15 anos atrás. Por isso não tem desculpas para dizer que não consegue. As empresas que prestam serviços e produtos para o setor tem se armado de conteúdo e tem sido como um farol para a revenda, como é o caso do webPosto, que reuniu grandes nomes do mercado para levar conhecimento para a revenda.

Dentro dos canais de conteúdo do Errejota temos a Lista Vip do Errejota que entrega diariamente conteúdo importante para os assinantes, assim como pontos exclusivos. A diversidade é a palavra da vez para o varejo e a revenda faz parte disso. Por isso não perca tempo e comece hoje a diversificar seu negócio.

Roberto James

Autor e Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor