carlos

Carlos Bispo

Carlos Bispo é empreendedor digital e mentor de empresários da revenda de combustíveis, sendo um dos principais especialistas e consultores sobre gestão do ramo.

Um erro na precificação ou margem pode ser fatal na gestão financeira do seu posto

Será que você comete esses erros na gestão financeira do posto?

Bom, se você é revendedor, vou te perguntar: Como é o processo de precificação adotado na gestão do seu Posto?

Muito provavelmente a resposta será: Acompanho os preços dos concorrentes! Caso contrário, vou perder volume de vendas.

Mas, pode isso Arnaldo? Leia o artigo com atenção e saiba como não cair nas armadilhas da precificação errada.

E para te ajudar, vou tentar corrigir o grande erro que grande parte dos revendedores cometem na hora de precificar seus produtos e levam as finanças à fatalidade. Acompanhe!


Quais Seriam as Consequências da Precificação Errada nas Finanças


Você pode estar cometendo os mesmos erros todos os meses, mas que por sua vez, pode não estar percebendo.

Ocorre que muitas vezes o revendedor é empurrado pela concorrência, mercado e clientes, para poder acompanhar os preços praticados na cidade em que está localizado.

Ou seja, gasta toda sua energia como gestor para acompanhar preços dos concorrentes e não faz a lição de casa antes de mandar o administrativo mudar o preço no sistema e na bomba.

No caso, a lição de casa nada mais é que olhar para dentro do posto. Gastar minutos na verificação e levantamento das finanças para validar a possível redução da margem, sem prejudicar a margem de contribuição.

A falta dessa lição de casa faz com que seu posto entre na rota de colisão com a falta de capital de giro e por sua vez, leva ao endividamento, empréstimos, venda de bens pessoais e, no final do mês, a falta de lucros.

Portanto, se você hoje atua na gestão dessa maneira, recomendo começar a fazer a lição de casa todos os dias.


Composição Resumida do Preço de Venda de Combustíveis


São passos tão pequenos, rápidos e objetivos que por sua vez, não tiram nem 30 minutos do seu tempo que, aliás, deveria ser para criar estratégias e fazer o posto crescer, não somente apagar incêndios e fazê-lo funcionar.

Para começar essa lição de casa é necessário você ter domínio sobre os números financeiros da operação, tais como: Capital de Giro, Despesas Fixas, Margem Média, Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição e a Margem de Lucro esperada.

Se você fizer isso, 90% da sua precificação poderá ser validada e a venda com prejuízos irá acabar.

Vou explicar rapidamente como ter uma noção simplista da margem a ser praticada, confrontando com a margem real e, assim, saber se o preço será saudável ou não para as finanças do posto:

Passo 1: Após dominar os números, encontre o somatório das Despesas Fixas + Margem de Lucro Esperada;

Passo 2: Sabendo a estimativa de volume mensal por combustível, divida o somatório do Passo 1 por esse volume estimado.

Passo 3: Dessa forma, você encontrará a margem média necessária para cobrir despesas e lucros por litro de combustível.

Compare sua margem real de hoje, sendo: preço de venda a ser praticado (-) preço de compra. O resultado médio deverá estar igual ou acima da média apurada no Passo 2.

Caso a média do Passo 3 seja menor que o Passo 2, você queimará Capital de Giro e seus Lucros, levando seu posto para a fatalidade.

Mas caso esteja acima, proceda rapidamente para não perder um litro de venda sequer.

Simples né? Então já faça hoje mesmo.


Não Demore para Encontrar sua Margem Ideal


Note que se você seguir os passos acima, muito provavelmente tomará as decisões com mais cautela. Agora, o que mais me preocupa é que, muitos revendedores, por mais que apresente essa rotina, desconsideram e contam com a sorte.

Em mais de 14 anos no mercado, nunca vi a sorte dar certo na gestão do posto sem a utilização da competência e gestão comprometida.

Se você desconsiderar os passos e continuar copiando o preço dos concorrentes, infelizmente você continuará endividado, sem lucros, desanimado, apagando incêndios até o ponto de não dar mais e ter que abrir mão do posto para não perder tudo.

Pode parecer exagero certo? Mas acredite em mim, não é! Se você pratica essa gestão de precificação copiando os concorrentes e, ainda sim, tem lucros e seu capital de giro está equilibrado, quero ouvir a sua estratégia.

Enfim, espero que você possa corrigir o mais rápido possível essa prática, antes que seu Capital de Giro vire pó.