fbpx

5 vantagens que um programa de fidelidade para os postos de gasolina

O que faz um consumidor escolher uma empresa em detrimento de outra? É um conjunto de fatores, claro. E quando falamos de postos de gasolina, onde os preços praticados e os serviços oferecidos são muito parecidos, a resposta é ainda mais complexa. Mas, em geral, o segredo mora no relacionamento com o cliente. Neste contexto, a qualidade do atendimento é fundamental para que o cliente sempre abasteça no seu posto.

Porém, é possível estreitar mais este relacionamento. É preciso fazer com que este cliente tenha certeza que está tendo vantagens em comprar no seu estabelecimento, e uma das estratégias mais efetivas é instituir um programa de fidelidade, aquele em que o cliente acumula pontos a cada compra e troca por prêmios – em geral, descontos em produtos ou serviços no próprio posto.

Este tipo de ação não deve ser restrito aos grandes postos. Você também deve instituir no seu posto e colher os frutos. Por isso, nós vamos te mostrar cinco vantagens que um programa de fidelidade traz para os postos de gasolina. Confira!

Motivação e fidelização dos clientes

Parece óbvio, claro. Se o programa é de fidelidade espera-se, de fato, que haja uma maior fidelização de clientes! Mas o “pulo do gato” não é esse: a questão é que você será capaz de fidelizar cada vez mais investindo cada vez menos, o que terá impacto direto na métrica do Custo de Aquisição por Cliente (CAC).

A consequência é simples: o cliente se sentirá cada vez mais motivado a comprar no seu posto.

Aumento do ticket médio

Este item está totalmente correlacionado ao anterior. Sabemos que um cliente fidelizado gasta mais em relação ao comum, portanto, haverá um aumento no ticket médio.

Essa métrica representa o valor médio gasto por cada cliente em uma compra. E como este consumidor precisará abastecer mais para acumular os pontos até ganhar o seu prêmio, ele certamente o fará. A retenção de clientes terá um impacto significativo nas vendas.

Marketing boca-a-boca

Nós sabemos que está cada vez mais difícil investir em marketing tradicional. A crise financeira é uma realidade e as propagandas na TV e no rádio possuem preços exorbitantes.

No entanto, seu posto precisa ser divulgado e esta é uma oportunidade de ouro: um bom programa de fidelidade favorece o marketing boca-a-boca. Ou seja, a partir do momento em que o cliente se sentir satisfeito com os benefícios, ele indicará para outras pessoas, iniciando um ciclo de divulgação gratuita valiosíssimo para a sua marca.

Banco de dados

Conhecer o seu cliente a fundo é imprescindível para que as suas estratégias sejam efetivas. E o seu programa de fidelidade pode te ajudar: incentive a realização de cadastros para colher informações sobre os seus consumidores. A partir delas, você saberá não apenas para quem está falando, mas também como pode orientar sua campanha de acordo com o que foi analisado.

Diferenciação da concorrência

Se isso era visto como uma dificuldade, agora não é mais! Quanto mais você inovar na recompensa, maior será a diferenciação do seu serviço. Portanto, construa um bom relacionamento e dê um salto no seu negócio?

Para mais dicas sobre gestão de postos de gasolina, acesse nosso site e cadastre-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *