fbpx

Sistema TEF: Entenda a sua importância para os postos de combustíveis

Os postos de gasolina recebem uma movimentação constante em seus pontos de venda. Dada essa dinâmica, diversos recursos foram criados para melhorar este fluxo e também a experiência não só do cliente, mas também do próprio empreendimento. Uma tecnologia que tem facilitado a dinâmica dos postos é o sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) , que faz uma conexão direta entre o estabelecimento e as empresas responsáveis pelas formas de pagamento através dos cartões (crédito e débito).

Nos postos de gasolina, o TEF basicamente é um software instalado nos computadores que captura as transações feitas nas maquininhas de cartão. É uma via de mão dupla: para os clientes, a praticidade de fazer o pagamento através do débito e do crédito; para as empresas, a possibilidade de receber imediatamente os valores recebidos neste tipo de transação, evitando a inadimplência.

O TEF pode ser feito através de quatro tipos: há o TEF discado, onde as maquininhas de cartão são conectadas às linhas telefônicas; o TEF IP, que possui a mesma funcionalidade do anterior, mas com uma conexão VPN (Rede Virtual Privada), com informações criptografadas; o Point of Sale (POS), que são as máquinas eletrônicas independentes; e o TEF discado, com a conexão X-25.

Vantagens do TEF

A grande vantagem do sistema TEF é possibilitar a agilidade das vendas, algo fundamental para um espaço de fluxo tão grande como um posto de gasolina, sobretudo em horários de pico. Os dados inseridos no TEF são enviados rapidamente para as empresas responsáveis por autorizar as transações pelo cartão, o que possibilita a praticidade de o cliente sequer precisar sair do carro para efetuar o pagamento, por exemplo.

Toda tecnologia é criada para facilitar a experiência do cliente. Diferente de anos atrás, hoje em dia o consumidor está cada vez mais com acesso a cartões de diferentes bandeiras e se utilizam cada vez mais disso. Para as empresas, é fundamental contar com todas as opções de pagamento para não perder clientes para a concorrência, algo que o TEF possibilita.

Em tempos de recessão econômica, tecnologias que melhorem a gestão financeira são sempre bem vindas. O controle do fluxo de caixa é mais eficiente com um sistema que centraliza todos os pagamentos. Além do mais, o TEF evita ao máximo a inadimplência (ou o famoso “calote”), algo fundamental para que o seu negócio se mantenha equilibrado.

O investimento também representa uma economia em longo prazo, afinal, você não vai precisar mais pagar as mensalidades de utilização das máquinas de cartão para que o seu negócio se mantenha em funcionamento. A tecnologia é sempre o braço direito de qualquer empreendimento.

Automação comercial

Os recursos do TEF podem ser ainda mais potencializados com um sistema de automação comercial. Entre outras funcionalidades, o sistema acompanha o volume de vendas por período, verifica o número de transações diárias e identifica as bandeiras mais utilizadas pelos clientes.

A Quality Automação atua no desenvolvimento de sistemas gerenciais e de automação comercial para postos de combustíveis e conveniências. Acesse nosso site e faça o seu cadastro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *