fbpx

Sistema de gestão em nuvem é seguro? Saiba porque você pode confiar!

Uma das maravilhas do mundo moderno é, sem dúvidas, a tecnologia. Com ela, podemos assimilar conteúdos novos, aprender línguas, estudar, trabalhar e realizar uma série de outras coisas. No entanto, o que vem se destacando nesse mundo digital é a possibilidade de gerenciar e armazenar arquivos em nuvem, um grande avanço para a difusão de conhecimento e para a segurança de determinados dados.

Contudo, uma parcela da população teme aderir a esse tipo de tecnologia justamente pelo medo de que seus dados ou arquivos sejam violados. Mas será mesmo que o armazenamento em nuvem é perigoso? Se você quer descobrir a resposta, acompanhe a seguir o nosso artigo a respeito dessa tão comentada tecnologia. Confira!

Sistema de gestão em nuvem é seguro?

Armazenar os arquivos em um HD externo ou algo do tipo é sempre arriscado. Por ser um objeto físico, ele corre o risco de se degenerar, se perder ou até mesmo de ser roubado. Como os provedores do sistema de armazenamento em nuvens usam servidores online, conhecidos como datacenters, esse tipo de preocupação está descartado. É possível gerenciar os arquivos por nível de importância, criar senhas específicas para cada dado, customizar concessões de acesso e diversas outras manobras de segurança, tornando esse tipo de tecnologia altamente confiável.

Além disso, todo tipo de armazenamento digital é construído à base de criptografia das informações, isto é, do uso de diversos algoritmos, extremamente complexos. Sendo assim, caso algum hacker ou outro tipo de invasor tente romper a segurança dos seus dados, ele é limitado por uma chave de acesso que impede a visualização dos arquivos armazenados. Há também a possibilidade de utilizar softwares que protegem seus dados praticamente em tempo real, com atualizações constantes e rigorosas.

Vantagens do armazenamento em nuvem

Como visto acima, o armazenamento em nuvem possui um índice de confiabilidade altíssimo, sendo muito mais indicado do que um armazenamento físico ou no próprio computador. Entretanto, como se não bastasse a segurança, armazenar na nuvem proporciona infinitas vantagens para quem dele usufrui.

Uma delas é o ganho de mobilidade, que permite que você acesse suas informações de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso é de grande serventia, pois mesmo se um computador sofrer algum dano, ele não impossibilitará o acesso ao conteúdo armazenado.

Outra valorosa vantagem, principalmente para empresas que buscam estar sempre em alta, é o aumento dos indicadores de produtividade. Isso ocorre porque o fácil acesso a informações da empresa e a possibilidade de compartilhá-las em tempo real proporciona uma agilidade e uma melhor dinâmica entre uma ou mais equipes, aumentando, consequentemente, a produtividade e o desempenho profissional no ambiente de trabalho.

A computação em nuvem é uma tecnologia recente, mas extremamente útil e segura, e parece que veio para ficar. Com ela, é possível otimizar os serviços e facilitar o acesso ao conhecimento, tornando seu empreendimento cada vez mais próspero e inovador.

Gostou deste artigo? Então acesse nosso site: Quality Automação, cadastre-se e seja um parceiro do melhor software para postos de combustíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *