fbpx

Por que a Nota Fiscal é importante para os postos de gasolina?

Muitos proprietários e gestores de postos de combustíveis ainda não conhecem os benefícios da emissão da nota fiscal para os seus negócios, acreditam que essa é apenas mais uma obrigação sem importância. Mas não é bem assim. Estar com a empresa em situação fiscal regular é essencial para crescer na legalidade, sem o risco de sofrer penalidades sérias. Assim, a emissão da nota fiscal é obrigatória para qualquer posto de combustíveis que deseja ter segurança para realizar os seus negócios.

Esse é um ponto importante, claro, mas existem ainda várias outras vantagens para quem utiliza a nota fiscal na sua empresa com regularidade. Por isso, no artigo a seguir, a gente vai te contar tudo sobre a nota fiscal e as vantagens que ela proporciona para o seu posto. Confira!

Sobre a Nota Fiscal

Quando falamos em nota fiscal, estamos, na verdade, nos referindo à Nota Fiscal Eletrônica, ou NF-e, um documento fiscal regulariza as relações comerciais, como a compra e venda de produtos ou serviços. Mas a NF-e não é um simples recibo das transações, ela também serve para o recolhimento de impostos e permite que o Fisco receba diversas informações sobre as operações fiscais. Ao mesmo tempo, a nota fiscal vincula o consumidor e o vendedor para garantir os direitos das duas partes caso aconteça algum problema.

A importância da NF-e

Emitir a Nota Fiscal Eletrônica traz mais confiança para os clientes e consumidores do seu posto de combustíveis, pois é a prova de que a sua empresa está em dia com as obrigações tributárias em relação ao governo. Além disso, a nota fiscal gerar dados que podem ser utilizados pela sua empresa para fazer a gestão financeira, alimentando ferramentas gerenciais como fluxo de caixa, controle de estoque, entre outros. A partir da existência da Nota Fiscal Eletrônica, a gestão tributária também ficou muito mais fácil e ágil, e o seu registro contábil pode ser usado para transmitir mais confiança a credores, agentes de crédito e fornecedores. Isso acontece porque os dados fiscais fornecidos pela movimentação de NF-e permitem traçar um panorama confiável sobre o faturamento do seu posto, o que dá mais confiança, por exemplo, para captar recursos a partir de investidores ou para obter crédito bancário.

Não emitir nota fiscal é crime

Conforme o artigo 1º da Lei 8.137 de 1990, os empresários que deixarem de emitir, falsificarem ou omitir valores relativos a notas fiscais incorrem no crime de Sonegação Fiscal, com penalidades que podem variar de reclusão entre dois e cinco anos, além de multa.

Esse é um problema seríssimo para a economia brasileira e para a arrecadação do estado. De acordo com o Sindicato Nacional do Procuradores da Fazenda Nacional, deixam de serem recolhidos cerca de R$ 500 bilhões anualmente apenas com a sonegação fiscal.

Por isso, emitir as notas fiscais no seu posto não é importante apenas para a saúde financeira e fiscal do seu negócio, mas também para garantir o dinheiro dos investimentos do país.

Gostou do artigo? Descubra como a Quality Automação pode te ajudar a emitir as NF-e’s do seu posto de combustíveis de forma muito mais rápida e eficiente. Acesse: www.qualityautomacao.com Você também pode fazer parte da nossa equipe e ser parceiro do melhor software para postos de combustíveis do Brasil, acessando nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *