fbpx

O que é o Sistema TEF e como ele impacta nos postos de combustíveis?

Todo empreendimento quer facilitar ao máximo a vida de seus clientes quando estes precisam fazer o pagamento do serviço ou produto que contrataram. Para isso, existem diversas soluções que surgem para facilitar esse momento. Uma delas é o sistema TEF. Mas, afinal, o que é ele e como ele afeta os postos de gasolina?

O que sistema TEF?

Resumidamente, o TEF, ou Transferência Eletrônica de Fundos, é o sistema que faz uma conexão direta entre os estabelecimentos comerciais e as empresas que lidam os pagamentos de por meio de crédito ou débito. Ele pode ser feito de 4 formas diferentes:

 

  • Point of Sale: são as máquinas eletrônicas independentes, que se conectam ao sistema individualmente

 

 

  • TEF discados: se conectam através de linhas telefônicas, e usa um sistema de teclados, conhecidos como Pin Pads, para fazer os pagamentos

 

 

  • TEF IP: idêntico ao anterior, a única diferença é que usa VPNs para se conectar ao sistema pela internet

 

 

  • TEF Dedicado: também parecido aos anteriores, com a diferença de que o sistema de conexão usado é um mais específico oferecido pela operadora, para casos especiais

 

A grande vantagem do Sistema TEF é a agilidade com a qual a máquina conecta ao sistema central e processa os pagamentos. Além dessas vantagens, o sistema TEF pode aceitar diversas bandeiras, de acordo com negociações com os adquirentes. Estes são os responsáveis por integrar o TEF com a autorização de pagamentos.

Por fim, o sistema TEF pode ser integrado com outras soluções e já emitir e enviar notas fiscais eletrônicas diretamente para a receita federal. É uma forma de ajudar o trabalho tanto do pagamento no ponto de venda em si, que fica mais ágil, como da gestão geral.

Por ser uma solução bem mais potente e sofisticada, é um pouco mais cara. Mas, está ficando muito mais comum em empresas grandes ou negócios que esperam uma grande movimentação diária de clientes.

Esse é exatamente o caso dos postos, por isso, o TEF tem grande impacto nestes.

O impacto do sistema TEF nos postos de combustíveis

O posto de gasolina é um dos negócios que mais recebe movimentação de clientes no ponto de venda. Por isso, o sistema TEF é muito recomendado e traz muitas vantagens.

Primeiramente, por ser mais eficiente no momento de processar os pagamentos, agiliza muito o atendimento a clientes. Em horas de pico, isso faz com que as filas sejam muito menores, fazendo com que o seu posto consiga atender ainda mais clientes.

O atendimento ao cliente também é melhor, pois o posto passa a oferecer ainda mais opções. Cartões de crédito ou débito podem ser aceitos, não importa qual seja a bandeira. Além disso, graças a segurança de redes como a VPN, os dados são transmitidos com total segurança.

Por fim, é importante ressaltar que em certos estados brasileiros o TEF é obrigatório para postos de gasolina como uma forma de combater a sonegação de impostos. Se você ainda não conferir se esse é o caso do seu Estado, procure saber para corrigir esse problema o mais rápido possível.

O sistema TEF é uma ótima opção para agilizar e facilitar os pagamentos no seu posto. Para gerenciá-lo de forma ainda mais eficaz, a Quality Automação oferece um sistema de gestão pronto para postos de gasolina. Cadastre no site e conheça mais sobre ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *