A importância do backup dos dados do seu sistema para sua segurança

Problemas sempre acontecem. Sejam falhas mecânicas ou erros humanos, em qualquer momento pode haver o risco de acontecer uma falha que ocasione uma perda de dados. Nesse caso, qualquer perda nas informações pode ser bem desastrosa. Felizmente, o backup existe para ajudar a se resguardar desse problema.

O que é o Backup?

É para isso que ele existe. Essa medida permite que os gestores, profissionais de TI e funcionários de modo geral tenham uma maior segurança de que, caso haja qualquer problema no hardware ou no software, os arquivos possam ser recuperados com muita facilidade.

As tecnologias trouxeram muita inovação para diversas empresas, em diferentes frentes do negócio. Até mesmo os backups evoluíram. Há pouco tempo atrás, esses eram apenas “físicos” podendo ser guardados em outros discos que não os HDs originais ou em formato impresso. Hoje em dia não é mais assim. Soluções como a Nuvem, garantem mais uma opção para fazer o backup, de forma cada vez mais segura.

Porque ele é tão importante?

Essa grande evolução trouxe, além da oportunidade de inovar, uma maior responsabilidade para as empresas através da enorme quantidade de dados que têm à sua disposição. Muitas empresas possuem dados sobre os seus clientes e guardam informações relevantes sobre o seu público. Ter backups dessas informações, com toda a redundância necessária, é fundamental para a sua integridade.

Mesmo em casos em que isso não se aplica, e não haja nenhum dado guardado do cliente, manter o controle das informações é importante. Programas do governo que estão sendo implementados irão tornar obrigatório o envio de dados sobre os funcionários através da internet, de modo a ser uma prestação de contas digital.

Além disso, uma perda de dados pode refletir muito mal na imagem da marca tanto com os clientes, como com o mercado. Picos de energia, ataques digitais e até falhas humanas existem e são, de certa forma esperadas, mas se a empresa não se preocupou em recuperar essas informações, a percepção da marca fica bastante prejudicada.

A perda ou o vazamento de informações pode até mesmo prejudicar a gestão empresarial. No caso de postos de combustíveis, por exemplo, perder informações em relação a vendas pode gerar problemas no momento de calcular o fluxo de caixa, e perder dados de reposição de combustível pode resultar em atrasos e a repetição de um trabalho já feito previamente.

Para fazer o backup ideal, o correto é usar mais de uma opção. HDs externos são ótimas opções por sua mobilidade e versatilidade, mas essa também acaba sendo sua maior fragilidade, já que é possível muito facilmente ser danificado ou perdido.

O servidor próprio é o ideal para empresas maiores, que podem arcar com os custos e possuem uma movimentação de dados grande o suficiente para que esse servidor valha a pena. Para a maioria dos negócios, e especialmente para postos de gasolina, a cloud computing é a solução ideal. Essa permite o backup automático, e por estar na rede, é possível fazer o acesso de qualquer lugar, em qualquer momento.

O backup dos dados é extremamente importante para qualquer negócio. Graças às tecnologias, essa preocupação não é difícil de implementar e está ao alcance de qualquer empresa. Por isso, para essa e outras soluções digitais muito eficazes para o seu posto, se cadastre no nosso site e receba mais informações.

Acesse: QUALITY AUTOMAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *