fbpx

A importância da gestão financeira para os postos de gasolina

Os recursos financeiros são essenciais para o bom funcionamento de qualquer negócio. Por isso, é importante saber administrar o fluxo de entrada e saída de dinheiro, calcular a margem de contribuição, apurar o lucro ou prejuízo do negócio e, assim, ver claramente qual é a situação financeira real do seu posto de gasolina.

A gestão financeira pode até parecer complicada no início, mas acaba se tornando mais compreensível assim que é posta em prática. Por meio dela é possível reduzir custos e desenvolver estratégias econômicas para o seu negócio de maneira que amplie seus lucros.

Planejamento financeiro para o posto de gasolina

Primeiro, é necessário separar as contas pessoais das contas da empresa. É um erro misturá-las porque isso dificulta a visualização das entradas e saídas da empresa. O ideal é estipular uma quantia fixa a ser retirada através de pró-labore — remuneração equivalente ao que o mercado paga a um profissional do mercado exercendo a mesma função. Feito isso, o seu posto de gasolina terá maior controle financeiro e você poderá planejar o futuro do seu negócio, reinvestindo parte do lucro para expandir e maximizar as vendas e os lucros.

O planejamento financeiro é a projeção futura das receitas e despesas. Para as receitas, considere os históricos de desempenho de vendas — o quanto aproximadamente é vendido a cada período de tempo. Mas tenha o cuidado de corrigir valores e perceber que nem sempre as receitas passadas irão se repetir.

Para as despesas, considere aquelas que são fixas tais como luz, água, aluguel e outras que são variáveis, campanhas de marketing, por exemplo. As projeções do planejamento financeiro devem ser próximas ao real tanto quanto for possível para que faça sentido dentro do mercado onde o posto de gasolina está inserido.

Ferramentas de controle de gestão financeira

O controle financeiro diário exige que sejam registradas todas as entradas e saídas de dinheiro para apurar diariamente o saldo existente, servindo para a elaboração do fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para a gestão financeira de qualquer negócio. Ele fornece informações sobre valores que poderão faltar ou sobrar ao final do período apontando para eventuais necessidades de empréstimo, ou aplicações.

Normalmente, utiliza-se, para o controle do fluxo de caixa, um aplicativo, uma planilha manual ou informatizada onde são registradas as entradas e as saídas. Inclusive, hoje, existem no mercado diversos softwares de gestão que auxiliam no controle financeiro.

Existem sistemas que agregam muitas funcionalidades além do controle financeiro tais como controle de estoques e de vendas. Os dados fornecidos por esses sistemas são úteis e necessários orientando o gestor na tomada de decisão, auxiliando-o na descoberta de erros, na negociação com fornecedores e no melhor aproveitamento dos recursos.

Grande parte dos problemas, sejam em postos de gasolina ou outros empreendimentos, decorrem da falta de um controle financeiro. Portanto, é necessário colocar tudo na ponta do lápis e organizar as finanças para apurar um resultado transparente. Só assim você poderá extrair melhores resultados e manter o seu negócio no rumo certo.

Se gostou desse artigo e deseja receber mais informações para impulsionar os negócios do seu posto de gasolina, acesse agora o site Quality Automação e faça seu cadastro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *