fbpx

Fidelização de clientes: Como fazer isso nos postos de combustíveis?

Um cliente fiel é um cliente que volta muitas vezes ao seu posto de combustível, compra mais e ainda indica os seus serviços para outras pessoas. É evidente que a fidelização de clientes precisa estar integrada a qualquer estratégia de gestão nos postos de combustíveis. Existem muitas maneiras de trabalhar essa fidelização. A criatividade e a eficiência das suas medidas é que será determinante para posicionar os seus serviços, independentemente do tamanho do seu posto em si. Parece uma tarefa complexa, mas nós vamos te ajudar.

É claro que o preço é um fator que pesa na preferência do consumidor por um posto, mas não pense que ele baseia sua escolha simplesmente no local mais barato. É por isso que estratégias de fidelização são o diferencial para atrair cada vez mais consumidores para a pista. Saiba como:

Fidelizando o cliente no seu posto

O primeiro passo para que a sua estratégia seja assertiva é ter um cadastro de clientes. É imprescindível conhecer os seus hábitos de consumo, e também o seu ticket médio. Este tipo de controle interno te permite mais opções de abordagem. Brindes e sorteios podem ser uma forma simples de estimular esse cadastramento.

Não é exagero dizer que a qualidade do atendimento é preponderante para a fidelização de um cliente. O primeiro contato do seu consumidor é com o frentista. E para que ele não seja o único, é preciso que este profissional seja treinado para atendê-lo de forma cordial, atenciosa e ágil – afinal, ninguém gosta de ficar esperando tanto tempo na pista ou no caixa de uma loja de conveniência.

Além dos cuidados com o atendimento, também é pertinente que este profissional ofereça outros serviços. A propósito, esse mix de serviços é fundamental para o sucesso do seu posto.

Limpeza de para-brisa e checagem de óleo já estão “batidos”, mas calibragem de pneus e lava-rápido são serviços diferenciados que podem fidelizar o seu cliente. Na loja de conveniência, que tal adaptar o espaço para transmitir partidas de futebol e lutas do UFC enquanto o seu cliente come um lanche ou toma uma cervejinha?

Outro fator que faz a diferença na fidelização de clientes é a flexibilidade de pagamentos. Imagina o cliente chegando no seu posto e constatar que a bandeira do seu cartão não é aceita? Portanto, certifique-se de que você aceita o maior número de bandeiras possíveis sem cobrar taxas adicionais. A propósito, adote o sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) para que o seu posto receba o dinheiro com agilidade e que o cliente não precise sair do carro para efetuar o pagamento.

Programa de fidelidade

Não menos importante, invista em um programa de fidelidade. Identifique os clientes mais fiéis e ofereça recompensas interessantes, de acordo com o interesse do seu público-alvo – de nada adianta oferecer uma premiação que não seja do interesse do seu cliente. Um vale-compras para a conveniência, por exemplo, pode ser uma boa estratégia. A criatividade aqui fará a diferença.

A Quality Automação pode te ajudar com um software de gestão que permite a criação de um cartão fidelidade. Não perca tempo. Cadastre-se em nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *