Dicas de gestão para ter um posto de gasolina de sucesso

Você, por acaso, comprou recentemente um posto de gasolina ou assumiu um cargo de gerência para cuidar de um e está enfrentando dificuldades na gestão? Então continue lendo este artigo.

Nele, a gente reuniu quatro dicas de gestão essenciais para você ter um posto de gasolina de sucesso. Lembre-se que só comprar o posto não é suficiente para obter sucesso, é preciso muito mais do que isso! Mas e então, vamos lá?

1. Planeje e faça o seu posto crescer

Quem disse que o planejamento não pode ser utilizado em um posto de combustível? Mais do que a função de abastecer carros e motos durante todo o dia, o posto é uma empresa, e para funcionar de forma adequada precisa se planejar.

O planejamento é, de acordo com Djalma Pinho, especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas, um instrumento de gestão, capaz de garantir controle, avaliação e eficiência nas operações da empresa.

Um posto, como dissemos, desenvolve atividades típicas em seu dia a dia, como a conferência de notas fiscais, prestação de contas, atividades de caixa, elaboração de folha de pagamento, compra de combustível junto aos fornecedores, entre outras. E por isso, necessita de planejamento para que tudo ocorra no tempo correto e de forma eficiente.

Já imaginou faltar combustível no posto porque o colaborador responsável pela compra não foi capaz de fazer o cálculo correto de quantos dias ele iria durar, levando em consideração a demanda diária? Pois bem, para que isso não aconteça, prejudicando o posto, é necessário se planejar.

2. Inove sempre

Ao mapear a concorrência na região onde o posto está instalado, talvez você encontre de dois a três postos, sobretudo se for numa área urbana com grande tráfego de veículos.

Caso isso se confirme, você precisa inovar, progredir e implantar melhorias que o faça se diferenciar. Do contrário, ele será apenas mais um na região, sem atração alguma. E você não deseja isso, não é mesmo? Portanto, para destacá-lo, inove e faça seu empreendimento se destacar diante da concorrência.

3. Invista no atendimento ao cliente

Atender bem o cliente é essencial para que ele volte ao local. Quando um cliente é bem atendido, ele não só volta, como também indica o estabelecimento para os seus amigos e familiares.

Já quando ele é mal atendido, ele não só sai falando do posto, mas também faz questão de dizer a todos que aquele local não trata o cliente com cordialidade, respeito e urbanidade. Inclusive, pode chegar a divulgar sua insatisfação em redes sociais online, fazendo com que o problema viralize e obtenha ainda mais visibilidade.

Para evitar esse tipo de situação, invista no atendimento ao cliente e garanta que o seu posto seja visto por todos como um local que considera o cliente como o seu maior patrimônio.

4. Conte com o WebPosto para gerir o seu posto de gasolina de forma prática e eficaz

Hoje em dia, contar com um sistema para postos de gasolina, como o WebPosto, pode fazer uma enorme diferença na gestão diária desse tipo de estabelecimento.

No WebPosto, você pode gerir diversos departamentos do posto de gasolina, tais como a venda, o financeiro, o estoque de combustível e de materiais de escritórios e até mesmo o setor fiscal, em uma só plataforma.

E o melhor, pode geri-los de qualquer lugar, desde que você tenha acesso à internet. Além disso, permite uma gestão segura, pois conta com backup automático, protegendo assim as operações e os dados que se encontram no sistema.

E então, gostou de nossas dicas? Esperamos que elas ajudem você a gerir o seu posto de forma mais eficiente. E já que você está aqui, aproveite para conferir as nossas soluções inteligentes e ver o que elas podem fazer pelo seu estabelecimento. Acesse o nosso site, inscreva-se na plataforma e confira!

QUALITY AUTOMAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *