fbpx

Dia sem impostos – Qual foi o objetivo e o impacto na economia brasileira?

No dia 01 de junho, os consumidores brasileiros das principais capitais do país tiveram a chance de comprar gasolina e carro zero sem impostos.

O objetivo, era de conscientizar a população sobre o peso dos tributos no valor dos itens.

A campanha foi realizada para chamar a atenção referente a alta carga tributária brasileira, equivalente à de países desenvolvidos. “Mais de 40% dos rendimentos são destinados a impostos e, em nossa opinião, esse porcentual não é razoável, especialmente porque prejudica o poder de compra dos cidadãos”, defendeu Raphael Paganini, coordenador nacional da campanha e presidente da CDL Jovem DF.

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou na segunda-feira, 29 de maio, o valor de R$ 900 bilhões em tributos acumulados pagos pelos brasileiros desde o início de 2017. O valor se refere à arrecadação de todos os impostos, taxas e contribuições que vão para a União, os Estados e os municípios. A marca, chegou 14 dias antes que no ano passado. “Como a economia não está crescendo, o que impulsiona a arrecadação é o efeito da inflação, é o aumento de alguns impostos”, comentou o presidente da ACSP, Alencar Burti.

“A mobilização que existe é para que a gente tenha esse imposto devolvido com os benefícios justos. Que isso seja revertido em segurança, escola. No Brasil, a gente paga mais impostos do que em muitos países desenvolvidos sem que a população tenha essa contrapartida”, afirma Fabiana Lucas coordenadora da CDL Jovem de Fortaleza – Ceará, retratando o impacto que esse evento gera na economia brasileira.

Fontes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *