fbpx

Cuidados antes de pegar estrada nas férias

dicas-ferias-motorista

 

Com a período de férias no meio do ano, muita gente começa a planejar as viagens em família. Se a ideia é pegar a estrada, vale a pena gastar algum tempo e dinheiro com uma revisão preventiva no veículo.

“A verificação dos níveis de óleo, líquido do radiador e fluido de freios, além da checagem do estado das correias, é suficiente para evitar problemas na estrada”, explica o diretor de segurança da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA Brasil), Vilson Tolfo.

Além de correias, itens como velas, cabos e componentes da suspensão também devem ser verificados por profissionais. Essas peças são mais exigidas em viagens e passíveis de falhar. Se o carro demora a ligar pela manhã e tem problemas no funcionamento, é bem provável que não suporte rodar por trajetos muito longos.

As revisões periódicas no veículo – semestrais ou anuais – diminui as chances de problemas em viagens e até a necessidade de uma verificação específica para as férias.

Tudo em ordem.

Além da revisão em dia, o motorista deve prestar atenção aos itens de segurança. Em casa, dá para verificar o funcionamento de faróis, lanternas e luzes de seta, além do limpador e lavador do para-brisa. Outros equipamentos indispensáveis e por vezes esquecidos são: o estepe, que deve estar calibrado; e ferramentas como macaco e chave de roda.

Alinhamento da direção e balanceamento das rodas em dia são essenciais. “A trepidação no volante costuma aparecer só em velocidades altas. Há o risco de o motorista só perceber que há algo errado quando já estiver na estrada”, alerta Tolfo.

Na hora de carregar o carro, é recomendável distribuir bem o peso dentro do veículo. Toda a bagagem e carga devem ser acomodadas no porta-malas, mas é melhor que itens com maior massa fiquem do lado oposto ao dos passageiros mais pesados, por exemplo. Se for levar objetos altos, lembre-se de respeitar o limite de peso indicado pela montadora e a altura máxima de 50 cm além da linha do teto, conforme determina a legislação. Excessos são infrações graves, e, além de multa de R$ 127,69, geram cinco pontos na CNH.

Bons modos dão mais segurança na estrada.

  • É recomendável descansar e se alimentar bem tanto antes quanto durante a viagem.
  • Ligue os faróis mesmo durante o dia – essa prática será obrigatória a partir do dia 8 de julho.
  • Mantenha sempre uma distância segura do carro à frente.
  • Respeite os limites de velocidade e evite “policiar” a estrada.
  • Se outro carro se aproximar mais rápido, dê passagem o quanto antes.
  • Evite a impaciência.
  • Deixe para viajar somente após descansar e, de preferência, durante o dia, principalmente se for utilizar uma estrada desconhecida.
Fonte: Estadão com alterações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *