fbpx

Compliance Tributário: Qual a importância para os postos de combustíveis?

Contar com um compliance tributário é uma medida indispensável para o empresário do ramo de posto de combustível que busca não só evitar situações indesejadas, que comprometam a saúde financeira de seu negócio, mas também garantir eficiência e produtividade na gestão tributária, sobretudo na hora de prestar contas ao fisco.

Continue a leitura deste conteúdo e conheça melhor, a seguir, a importância dessa ferramenta para o seu empreendimento!

Afinal, o que é compliance tributário?

Compliance, em português, significa “conformidade” ou “estar ou ficar conforme”. Em outras palavras, a expressão denota a ideia de agir conforme algo ou alguma coisa. Em geral, é associado ao mundo das leis. No caso em tela, refere-se agir em conformidade com o que diz a legislação tributária vigente, especificamente a que se aplica ao mercado de posto de gasolina.

Para os especialistas, podemos entender por compliance tributário o processo de revisão em relação às informações tributárias que uma empresa precisa prestar ao fisco. É uma medida que visa garantir que as informações estejam devidamente corretas, isto é, em consonância com o que diz a lei. É um olhar que objetiva corrigir possíveis erros ou inconsistências que podem prejudicar a empresa e fazê-la ser multada pelo órgão fiscalizador competente.

Os estudiosos apontam que um compliance tributário oferece as seguintes vantagens, além das que já foram citadas:

● Prestação de informações ao fisco no prazo correto;

● Obediência às regras de emissão de nota fiscal;

● O adequado arquivamento das informações fiscais;

● Soluções que levem a empresa a se tornar mais eficiência e produtiva no que diz respeito à gestão de tal setor.

Por que contar com um compliance tributário em um posto de gasolina?

Um posto de gasolina, como sabemos, recebe centenas e até mesmo milhares de pessoas ao dia, em toda hora e momento. Com isso, muitas notas fiscais são geradas, sobretudo quando se trata de pagamento feito por cartões de crédito. Pior ainda é quando não existe uma organização eficaz em relação às notas fiscais, fazendo assim com que elas possam ser perdidas — o que é muito comum. Quando isso acontece, pode ocorrer de a empresa incorrer em erro no momento de prestar contas ao fisco.

Um compliance tributário pode ajudar o seu posto não só a fazer uma adequada apuração de tributos, mas também a oferecer soluções que busquem garantir uma melhor organização em relação às operações financeiras e tributárias de seu negócio, evitando assim futuros prejuízos.

Além disso, pode ajudar a reduzir custos tributários, a partir de uma análise mais detalhada em relação às obrigações fiscais que a sua empresa precisa, de fato, cumprir. Ocorre que muitas organizações, na hora de prestar contas ao fisco, pagam tributos que não deveriam, comprometendo assim as suas finanças.

Nessa situação, um compliance tributário é capaz de contribuir para a recuperação do crédito, acionando para isso os meios eficazes (ação de recuperação de crédito junto ao órgão competente, por exemplo) e um estudo técnico.

Um compliance tributário é a solução ideal para quem deseja eficiência, produtividade e reduzir custos, bem como gerenciar melhor as obrigações tributárias e fiscais de um posto de combustível.

Já que está aqui, aproveite o momento e cadastre-se em nosso site! Assim, você recebe em seu e-mail conteúdos referentes a este e outros assuntos. Não perca essa oportunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *