Como a tecnologia pode ajudar na administração de um posto de combustível?

É certo que a tecnologia em muito tem contribuído nas nossas atividades do dia a dia. O que muita gente não sabe é que ela também pode ajudar, e muito, na administração de um posto de combustível.

Melhorias no atendimento, rapidez nas tarefas básicas, melhor desempenho da equipe e ampliação dos negócios são alguns dos inúmeros benefícios que a tecnologia pode trazer aos donos dos combustíveis.

A seguir, algumas ideias de como a tecnologia auxiliará na execução de tarefas no seu posto, ampliando os negócios e aprimorando a relação com o cliente.

Por que ter tecnologia em meu posto?

Um posto de combustível modernizado e evoluído diante das inovações que surgem é muito mais atrativo aos clientes. As pessoas, no geral, gostam de ser atendidas em locais bem desenvolvidos, com utensílios e aparelhos novos – que, além de serem atualizados, passam mais confiança.

Ademais, a tecnologia está à nossa disposição justamente para nos auxiliar. Os muito avanços que vêm surgindo nessa área demonstram um melhor desempenho e, ainda, são voltados a uma preocupação ecológica. Juntar eficiência e cuidado com o meio ambiente é mais um atrativo para o seu negócio.

Quais as tecnologias já disponíveis no mercado?

Um recurso interessante e que agrada a clientela são os programas de fidelidade de clientes. Com eles, você garante a preferência e o retorno dos seus clientes. Os clientes se cadastram e, toda vez que forem abastecer, acumulam pontos que futuramente trocarão por prêmios ou serviços.

Outra medida pensando no relacionamento com cliente é a conectividade entre os carros e o posto. Os carros dos clientes é conectado ao posto de combustível que “avisa” quando manutenções diversas devem ser feitas. Essa conexão também pode permitir pagamentos antecipados e automáticos – recurso que ainda está sendo desenvolvido, mas logo chega ao mercado.

E, pensando no meio ambiente, alguns postos de combustível já estão utilizando energia solar, instalando painéis solares em sua cobertura. É uma forma de economizar e demonstrar maior preocupação com uso de energia elétrica renovável e limpa.

Nessa mesma linha de pensamento, em vista dos constantes vazamentos de óleo e gasolina, estudiosos propuseram uma medida que visa amenizar a contaminação dos solos. Implantando plantas herméticas nas superfícies, evita-se que os restos contaminantes adentrem o subsolo, garantindo um ambiente livre das toxidades, limpo e sem poluição.

E, para evitar a contaminação do ar, sugere-se a instalação de bombas que recuperam os vapores. É saudável para o planeta e para as pessoas que circulam pelo posto, principalmente o corpo de funcionários, que costumam inalar o ar poluído durante o período de trabalho.

Também é interessante investir em um sistema de medição de tanques de combustível automatizado, evitando as descargas desnecessárias e imprevistas.

Essas são medidas que, além de deixarem o seu posto de combustível mais atualizado em relação às inovações e aprimorar as atividades realizadas, fazem de seu negócio um local mais atrativo aos clientes e preocupado com o meio ambiente.

Gostou do artigo? Temos outras ideias muito interessantes e que farão do seu posto um grande e bem desenvolvido negócio. Acesse nosso site e cadastre-se:  Quality Automação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *