fbpx

Como a loja de conveniências pode tornar-se uma estratégia para o meu posto de combustível?

Quem possui um posto de gasolina deve pensar em todos os detalhes para maximizar seus ganhos – da infraestrutura aos serviços que oferece. E a loja de conveniências pode tornar-se uma estratégia para o posto de combustível, ampliando ainda mais a margem de lucro e gerando satisfação nos clientes que chegam até sua empresa.

É fato que a maior fatia financeira dos postos vem do combustível. Mas, com a correria do dia a dia e mais pessoas buscando as melhores condições, direcionar ações estratégicas permite um aumento no fluxo de clientes e crescimento da saída dos itens na conveniência. Acompanhe mais no artigo.

A fidelização

Oferecer descontos e promoções em itens da loja de conveniências por meio de pontos e/ou litros acumulados dentro do seu posto de gasolina. Uma estratégia que pode trazer inúmeros benefícios. Vamos a eles?

– Os clientes irão priorizar o seu posto de combustível. Isso porque, diferente de outros locais, você oferece condições exclusivas na sua conveniência e, abastecer no seu posto, é mais vantajoso para eles;

– Ao ter mais fluxo de abastecimento, consequentemente mais pessoas irão até a sua loja de conveniências. Ou seja: a fidelização no combustível fomenta a venda de outros produtos disponíveis e o fluxo de clientes na conveniência;

– Com um cadastro simples e um sistema que centralize as informações através da fidelização, é possível utilizar de estratégias voltadas ao CRM (gestão de relacionamento com o cliente), além de direcionar ações específicas para cada usuário cadastrado.

Pensando estrategicamente – e conhecendo seu público-alvo – você pode oferecer uma série de produtos – dos automotivos, a lanches e refeições (caso disponha de um local para alimentação) e, inclusive, bebidas. Mas, estas, fazem parte de outra estratégia.

A estratégia da geladeira

Pense nos dois estabelecimentos que mais vendem bebidas frias, em ‘varejo’, como cervejas e destilados, além de pacotes de gelo. Fica difícil mensurar se supermercados ou distribuidoras lideram esse ranking, certo? Pois, podemos ter uma certeza: logo após esses estabelecimentos específicos, os postos de gasolinas são os principais locais para a compra de bebidas frias e gelo.

É pensando nas geladeiras e refrigeradores que partimos da sua conveniência como parte estratégica do posto de combustível. Produtos desse gênero, em muitos casos, podem representar quase um terço do faturamento da loja de conveniências – principalmente por quem irá abastecer e já aproveita para comprar a cervejinha da hora do jogo.

Por isso, é importante pensar estrategicamente em geladeiras que chamem a atenção do público, com preços especiais que permitam a saída dos produtos e promoções que tornem seu posto de gasolina referência. Além disso, ao comprarem uma caixa de cerveja e gelo, por exemplo, os clientes ainda podem consumir cigarros, pacotes de salgadinhos e outros ‘complementos’.

Ações para todos

A estratégia para o posto de combustível através da loja de conveniências que dá certo é aquela voltada para todos os públicos. Por isso, diversifique as opções: evite apenas produtos automotivos ou, como citado acima, bebidas e gelo. Lembre-se que crianças, para citar apenas um grupo, também passarão por lá.

É importante que, ao analisar o espaço disponível, você tenha uma variedade de opções para que, até mesmo quem não vai abastecer, tenha o seu posto de combustível como referência em loja de conveniências. Assim, ações para todos também redundem numa última estratégia: preços adequados aos praticados na região do seu negócio.

Com a Quality Automação você tem acesso a conteúdos exclusivos: cadastre-se e conheça nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *