Aumente a eficiência do seu estoque utilizando um sistema de gestão

O estoque, sem dúvidas, é um dos setores mais importantes de uma empresa, independentemente do ramo ou porte. Apesar de muitas vezes ser tratado como secundário em uma escala de prioridades em um negócio, o estoque é o setor que traz os subsídios para que o trabalho ocorra, e deve ser gerido com sabedoria para que não acabe prejudicando as operações.

A falta de produtos disponíveis no estoque pode acabar prejudicando e até mesmo derrubando as vendas, já que não se pode oferecer o que não se tem fisicamente. O desperdício de materiais e produtos, principalmente em tempos de crise, também deve ser evitado ao máximo, e isso só será possível com um eficaz controle de estoque.

Por isso, podemos dizer que uma gestão de estoque realmente eficiente, é aquela que garante à empresa, a quantidade certa e necessária para atender às demandas dos seus clientes e do mercado, não deixando nem faltar e nem sobrar material que ficaria ocioso, sendo um desperdício de dinheiro ao empresário.

Mas afinal, como é possível fazer esse gerenciamento de maneira prática e segura? Veja a seguir:

Utilize um sistema de gestão

Uma das características mais importantes e seguras para uma gestão de estoque são os dados e informações coletadas sobre o mesmo. Trabalhar encima de dados não atualizados constantemente e com erros de contagem, pode gerar uma análise errônea que prejudicaria toda a produção e entrega.

Por conta disso, as velhas planilhas e contagens feitas manualmente, devem ser deixadas de lado. O ideal é instalar um sistema de gestão (software), capaz de quantificar seus produtos em estoque, agregar esses dados, planilhas e fazer relatórios de forma prática e eficiente.

Com a automação dos registros de estoque, com o apoio de um software de gestão, é possível fazer todo o controle do estoque. Basta registrar os itens do setor eletronicamente no sistema e anotar a localização de cada item no mesmo. Assim, o programa consegue rastrear esses itens e quantificá-los com mais eficiência, possibilitando que o dispositivo o alerte com antecedência, quando as quantidades de materiais estiverem sobrando ou faltando no estoque.

Tomadas de decisão

Com isso, é possível aprimorar as tomadas de decisão, se baseando nos dados coletados e dimensionados em planilhas e relatórios, justificando novas compras ou empenho para vender os materiais em sobra no estoque.

Pode-se avaliar também, a precificação dos materiais, se baseando na quantidade e quando ocorreram suas saídas, otimizar produtos para seus clientes, avaliar o desempenho da sua equipe, dimensionar o espaço do seu estoque, de acordo com suas demandas, entre muitos outros benefícios.

Além disso, é possível determinar quem pode acessar tal sistema, permitindo ou não o acesso a determinados usuários. Assim, somente quem precisa e é de confiança para essa função, poderá acessar seu estoque e alterá-lo conforme as necessidades da empresa.

Nós, da Quality Automação, desenvolvemos Sistemas Gerenciais e de Automação Comercial para Postos de Combustíveis e Conveniências, com funções específicas para o controle de estoque. Acesse nosso site e cadastre-se para ser nosso parceiro: www.qualityautomacao.com/parceiros/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *