fbpx

5 erros que você não pode cometer na gestão do seu posto de combustível

Gerir um posto de combustível definitivamente não é uma tarefa fácil. É claro que todo empreendimento está sujeito a erros, mas erros de gestão podem levar o seu negócio rapidamente para o buraco. Entretanto, se há um plano de negócios coeso, este nicho de mercado pode ser extremamente lucrativo.

Receita de sucesso não é receita de bolo, mas o fato é que existem erros de gestão comuns na administração de um posto de gasolina que podem ser evitados. Nós listamos cinco deles para que a sua gestão não perca o propósito de garantir bons resultados. Ainda há tempo de evitá-los!

Não fazer uma pesquisa de mercado

Se você não conhece o negócio em que está inserido, seu empreendimento está destinado ao fracasso. Em um mercado tão singular como o de postos de combustíveis, em que os preços praticados e os próprios produtos são praticamente os mesmos, você precisa conhecer minuciosamente a concorrência para oferecer um diferencial.

Não menos importante, você precisa conhecer o seu cliente, afinal, é ele quem vai sustentar o seu negócio. Entender suas necessidades é um trabalho prévio básico para elaborar estratégias em cima disso.

Não treinar os funcionários

Você pode não ser o responsável direto pelo atendimento aos clientes, mas a sua expertise é fundamental para que ele aconteça da melhor maneira possível. É indispensável que você não apenas conheça a sua equipe, mas treine-a da melhor forma para que os seus funcionários fidelizem a clientela – e sabemos que o ticket médio de um cliente fiel é sempre maior.

Não menos importante, também é de sua responsabilidade motivar a equipe, seja com cordialidade ou propriamente benefícios. Técnicas de endomarketing são indispensáveis neste sentido. Negligenciar qualquer uma dessas ações certamente resultará em perda de vendas.

Falta de controle do fluxo de caixa

É preciso administrar os valores que entram e saem do seu posto em todos os detalhes. Por mais que seja uma área com pouca oscilação, existem armadilhas que podem levar os empresários a falência. Uma delas é misturar despesas pessoais com despesas do posto de combustível. É uma prática não profissional e que pode colocar o seu empreendimento no vermelho.

Dispensar uma equipe de auxílio

Não subestime a importância de uma equipe de Recursos Humanos e de um contador para o seu posto de combustível. Você está lidando com uma equipe grande e que trabalha em horários diferentes, além das obrigações trabalhistas e tributárias. Portanto, a participação destes profissionais é fundamental para a estruturação e o crescimento do seu negócio.

Descuidar da segurança

Infelizmente, os postos de combustíveis viraram alvo fácil para a ação de criminosos, especialmente aqueles que atuam 24 horas por dia. É indispensável que você invista em câmeras e seguranças particulares. E para o seu caixa, pode ter certeza que é muito melhor fazer este investimento do que ter grandes prejuízos em recorrentes assaltos.

Diante de tantas responsabilidades, é fundamental que você invista em uma boa gestão. E o sistema de automação da Quality pode te ajudar a dar um passo à frente no seu negócio. Não fique para trás. Cadastre-se em nosso site e conheça nossos planos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *