fbpx

5 dicas para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível

Há práticas que contribuem de forma direta para melhores resultados no seu negócio. E, dessa forma, atentar-se às dicas para aumentar a produtividade do seu posto de combustível pode ser um diferencial competitivo em relação a concorrência. Com métodos simples, há uma alta performance dos colaboradores – e isso reflete no caixa da empresa.

A busca por uma alta produtividade não envolve apenas os frentistas – os operadores de caixa e funcionários da conveniência também podem ser integrados. ,Por meio desse pressuposto apresentamos as 5 dicas para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível.

1. Facilite a vida de todos

Primeiramente, é necessário tornar a vida de todos mais fácil. E como é possível isso? Com o uso da tecnologia. Sistemas de gestão, por exemplo, eliminam trabalhos manuais e permitem que os colaboradores possam focar as ações em outras rotinas do seu posto de gasolina.

Além disso, possibilita que os processos sejam mais rápidos e fáceis de serem executados, diminuindo o erro. Consequentemente, aumenta-se a confiança de todos os envolvidos no seu negócio.

2. Valorize o feedback

Ouvir o que os colaboradores – do caixa, passando pelo gerente e chegando aos frentistas – têm a apresentar contribui, de forma efetiva, na melhora da produtividade em dois pontos:

1) Eliminam-se os problemas antes que eles possam complicar mais o seu negócio;

2) Dá autonomia para que eles vejam em você um líder – e resolvam rapidamente problemas menores, sem receio de repreensão.

Uma comunicação aberta e feedbacks constantes diminuem que o gestor seja responsável por todas as questões do posto de combustível. Novamente, o sistema de gestão pode ajudar, sendo a ferramenta ideal para gerar o feedback dos colaboradores, principalmente quando você não está na empresa.

3. Capacitação

Outra dica para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível é a capacitação dos colaboradores. Por exemplo: seu negócio oferece aos clientes a checagem do óleo, a calibragem dos pneus e aquela generosa limpada no para-brisas.

Ao capacitar e oferecer treinamento aos profissionais você pode fazer com que eles possam contribuir com serviços extras – como uma checagem básica do motor. Isso aumenta a satisfação dos clientes, traz dinamismo aos funcionários e ainda contribui para profissionais mais habilitados.

4. Estabeleça metas. E reconheça

Somos naturalmente propensos a nos dedicarmos mais através do reconhecimento. E o posto de gasolina, como uma empresa de cunho privado, pode estabelecer metas e apresentar bonificações para os frentistas que apresentarem ganho na produtividade.

Isso gerará o ‘efeito cascata’: quanto mais e melhores benefícios receberem pelo trabalho realizado, a produtividade cresce. E, além disso, uma dica valiosa: reconhecer os esforços da sua equipe, muitas vezes, é mais valioso que valores ou prêmios por cumprimento de metas.

5. Siga bons exemplos – e crie parcerias

A última e valiosa dica: siga bons exemplos. Isso não se refere apenas a outros postos de gasolina, mas todas as empresas que trabalham nesse segmento. Um case de sucesso em virtude dessa dica é a Quality Automação: com assistência técnica e experiência de mercado, consolidar uma parceria nessa direção traz ganhos em vários aspectos.

Olhar para os resultados que deram certo e buscar as melhores soluções para o seu negócio redundem numa produtividade alta, com colaboradores engajados e processos bem menos morosos.

Aumenta a produtividade do seu posto de combustível com outros conteúdos exclusivos: cadastre-se e acesse nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *