fbpx

5 dicas para traçar as metas de 2019 do seu posto e garantir sucesso

Mais um ano que está chegando e, com ele, novas oportunidades. Para quem é dono de um posto de combustível é importante traçar as metas de 2019 para garantir o sucesso do negócio. Negligenciar um planejamento englobando o próximo ano posicionará as empresas do setor atrás da concorrência.

Contudo, não basta apenas fazer ‘mais do mesmo’. É preciso entender as nuances do cenário político-econômico dos governos federais e estaduais, como a tecnologia impacta diretamente na empresa e quais são as melhores estratégias. Para te ajudar trazemos, abaixo, as 5 dicas para traçar as metas de 2019 do seu posto de combustível e garantir sucesso.

1. Analise os resultados de 2018

Comece fazendo um bom balanço. Quais foram as melhores oportunidades comerciais durante este ano? Onde os gastos oneraram um resultado ainda mais positivo nas contas do posto? Em que setores pode se extrair mais produtividade? O que deu certo e errado como um todo?

A partir dessas respostas fica mais fácil traçar uma meta que seja clara e possibilitando que esta possa ser atingida. Lembre-se que as projeções são sempre baseadas nos resultados de períodos anteriores e, ao corrigir problemas e maximizar os acertos, seu negócio irá atingir o sucesso em 2019.

2. Acompanhe o mercado

Para traçar uma meta realista no ano que chega, é preciso entender como está o comportamento do mercado. Isso permite antever as oportunidades em relação à concorrência e, assim, traçar ótimas estratégias comerciais.

Um grande exemplo é que os preços dos combustíveis para 2019 deve baixar, segundo dados do Ipea. O crescimento do valor da gasolina na bomba será menor que anos anteriores – e, traçar metas sobre esses indicadores é um importante diferencial competitivo.

3. Invista na tecnologia

Estamos chegando em 2019 e ainda há postos de combustíveis que não contam com o que a tecnologia tem a oferecer. Sistemas gerenciais, de automação, emissores de notas fiscais na bomba e relacionamento digital são alguns dos principais recursos nesse sentido.

Para começar o próximo ano com o pé direto, necessita-se investir na tecnologia – pois, como sabemos, deixar isso para ‘amanhã ou depois’, pode fazer com que a concorrência, que adota recursos tecnológicos, abocanhe sua fatia de mercado.

4. Crie campanhas e parcerias

Ao traçar as metas de 2019 do seu posto, analise quais são as campanhas e parcerias que podem ser utilizadas ao longo do ano. Aproveitar datas festivas, como o Dia das Mães, dos Pais, Natal, Black Friday, entre outros, podem permitir um ótimo resultado nos períodos.

Também defina como meta o número de parceiros – sejam eles para o combustível ou a própria conveniência –, aumentando sua atuação de mercado. Caso não tenha, programas de fidelidade são uma ótima opção; se já possui, defina como meta a ampliação da carteira de clientes.

5. Comece agora

O grande problema de muitos gestores de postos de combustíveis é não traçar as metas no tempo devido. Isso traz um problema de gerenciamento posterior: caso você adentre em 2019 e ainda não tenha metas traçadas, talvez não consiga fazer isso em tempo hábil.

Novamente a tecnologia pode ser uma poderosa aliada, mostrando tudo que elencamos até agora: contratos com parceiros, resultados por períodos, dinamismo do mercado. Ao chegar com uma meta traçada e definida em 2019, será mais fácil direcionar as ações junto a equipe e aos resultados obtidos.

Conhecendo as 5 dicas para traçar as metas de 2019 do seu posto e garantir sucesso, cadastre-se e acesse nosso site que ajudará você a fazer isso agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *